Vinícola Girola - Nova Trento, SC

Atualizado: Mar 30



Olá pessoal, o Dicas do Bem Nutri foi visitar a Vinícola Girola, localizada em Nova Trento - SC com o objetivo de conhecer melhor os produtos e seus benefícios para a saúde.

De acordo com alguns artigos científicos:

  1. O vinho é uma bebida proveniente exclusivamente da fermentação alcoólica de uva madura e fresca ou suco de uva fresca. Conforme a composição do vinho, os principais constituintes são: água, etanol, açúcares, minerais (potássio, fósforo, magnésio, cálcio, sódio, silício, ferro, manganês, zinco, cobre, níquel, molibdênio, cromo, cobalto), vitaminas (ácido pantotênico, nicotinamida, vitamina B2, B6, biotina, ácido fólico), ácidos orgânicos (lático, tartárico, acético, málico entre outros), aminas bioativas (histamina, betafeniletilamina, ti- ramina), e traços de proteínas (SCHLEIER, 2004).

  2. A uva e o vinho Tinto, são considerados alimentos funcionais devido suas propriedades e benefícios para a saúde: Os Polifenóis não-flavonóides-Resveratrol: O resveratrol presente no vinho tinto pode reduzir os danos em lesões de reperfusãos-isquêmica no coração e também no cérebro, observados em modelos experimentais de ratos. Devido à taxa elevada do consumo de oxigênio no cérebro, e especialmente aos níveis baixos de enzimas antioxidantes de defesa, este órgão é particularmente suscetível a danos provocados pelos radicais livres.

・Tudo começou com o senhor Jacinto Girola, que passou a produzir vinhos para consumo próprio e festas da família. Com o passar do tempo o vinho começou a ser procurado pelo povo da cidade, fazendo com que João Manoel Girola, neto do senhor jacinto, começasse a comercializar. Logo o filho de João Manoel, seguindo com o tradição familiar deu início a empresa Girola.


・Primeira etapa da visita: (Conhecendo a produção dos vinhos de mesa), as uvas que eles trabalham: Bordô e Niágara. A produção é realizada: Recebimento das uvas, seleção, processo de amassar por meio de máquinas, fermentação e barris: O armazenamento é realizado em barris de vários tamanhos, e como o vinho de mesa não precisa descansar como no processo dos vinhos finos, ao produzir já pode ser comercializado.


・Tipos de vinhos de mesa: Tinto (Suave - adicionam açúcar após a produção) e seco, branco (suave e seco), rosé (suave). Tamanhos: 750 ml, 4.600 ml, 275 ml e 2.000 ml. As uvas são provenientes de Nova Trento (pequena produção) e 60 % vem do Rio Grande do Sul. A diferença entre o vinho de mesa e o vinho fino- A uva e o descanso. Conhecemos também o estoque das garrafas, e a parte de engarrafamento realizada por uma máquina que engarrafa 1500 garrafas por hora. O processo: Coloca-se a garrafa na máquina, ela esteriliza, preenche com o vinho, coloca a rolha, etiqueta e coloca o rótulo. Após realiza-se o empacotamento..


・Cave subterrânea: Chegamos na etapa do processo de envelhecimento dos vinhos finos. Neste espaço acontece o descanso dos vinhos finos por meses ou anos. Produção realizada separada dos vinhos de mesa, fermentação e preparo. Vinhos finos: Cabernet Sauvignon (Seco ou Demi-Sec), Merlot (Seco e Demi-Sec), Moscato (Suave e seco).


Outros produtos: Coolers( Abacaxi, morango e pêssego) e espumantes moscatel e Suco de uva integral.


・Última etapa: Degustação dos vinhos produzidos pela vinícola e loja de produtos coloniais.


E assim encerra a visita do dicas do bem nutri na vinícola Girola. Um lugar bem pertinho dos Catarinenses e com ótimo atendimento e produtos de qualidade.


❤︎

210 visualizações1 comentário

Encontrei um ótimo blog sobre alimentação saudável. Confira DicasDoBemNutri.com!

Twitter_Social_Icon_Circle_Color.png

©2018 DICASDOBEMNUTRI.COM

contato@dicasdobemnutri.com

Centro, Florianópolis, SC, Brasil