Qual a diferença entre perder peso e emagrecer?

Atualizado: Mai 29

 Monitorar a redução do peso apenas pela balança não é o método mais recomendado para avaliação do emagrecimento. A massa muscular é mais densa que a gordura. Assim, ocupa menos espaço no corpo. Dessa forma, muitas vezes ocorre a perda de gordura e mesmo assim não ser notável a diferença na balança, então é possível emagrecer sem perder peso.

  Simplificando, um quilo de gordura ocupa mais espaço em nosso corpo do que um quilo de músculos, emagrecer seria a perda de gordura corporal e ganho de massa muscular, mas isso a balança não registra. O correto para o acompanhamento da perda de peso, seria uma avaliação física com um profissional adequado que utilizará aparelhos para a avaliação, como adipômetro, fita métrica e bioimpedância (aparelho que mede percentual de gordura, massa muscular e líquidos corporais).

  Geralmente, ficamos alegre quando ocorre uma alteração na balança (quando ela mostra um número menor) mas isso nem sempre quer dizer que estamos emagrecendo. É melhor se atentar antes de fazer as dietas malucas das revistas ou que vimos na internet, porque elas podem não ajudar muito, além do fato de não ser saudável, causar flacidez por perder peso muito rápido e recuperação do quilos perdidos rapidamente, ou até mesmo mais, cuidado! Pois nesse processo pode ocorrer perda de água, causando desidratação ou perda de massa muscular, ou seja, você não deve apenas se preocupar em perder peso, mas sim também em perder gordura corporal (que é o intuito do emagrecimento).

  Para diminuir a gordura corporal, os alimentos açucarados, processados e embutidos devem ser evitados ou retirados do cardápio. Assim como, a farinha de trigo refinada, refrigerante, sucos de caixinha, margarinas e produtos com gordura hidrogenada e trans. Acrescentar alimentos de verdade na sua alimentação juntamente com a prática de exercício físico.

 Qualquer plano alimentar, para qualquer fim, deve sempre ser prescrita por um nutricionista ou nutrólogo, que são os únicos profissionais que podem prescrever planos alimentares, de acordo com as individualidades de cada pessoa.


Drielly Boddy

Nutricionista

CRN: N-10 8248P.




25 visualizações2 comentários

Encontrei um ótimo blog sobre alimentação saudável. Confira DicasDoBemNutri.com!

Twitter_Social_Icon_Circle_Color.png

©2018 DICASDOBEMNUTRI.COM

contato@dicasdobemnutri.com

Centro, Florianópolis, SC, Brasil