O que é a Nutrição Comportamental?

Atualizado: Abr 3


 Vivemos em uma sociedade onde a busca pelo corpo ideal é intensa, e as pessoas são cobradas quando não atingem esse objetivo. Esse corpo ideal muitas vezes é um corpo magro, mas não quer dizer que esse corpo é saudável. Essa cobrança faz com que as pessoas mudem sua alimentação, rotina e também o prazer de comer os alimentos, gerando culpa e desvalorização pelos seus corpos. Por esses motivos é importante entender o comportamento humano e os fatores externos que afetam o comportamento na ciência da nutrição. Muitas vezes essas imposições para a conquista de um corpo ideal e fazer restrições alimentares são as origens dos problemas relacionados à alimentação, como transtornos alimentares e comportamento inadequado.


 A nutrição comportamental é uma abordagem cientifica e inovadora da nutrição e tem como objetivo, olhar o paciente em todos os aspectos de comportamentos e hábitos que possam interferir na alimentação. Não somente o que esse paciente ingeri e o quanto, mas olhar também para os fatores culturais, emocionais e psicológicos, pois o conjunto desses fatores vão interferir diretamente no modo com que cada individuo lida com a comida. Por isso se torna muito importante olhar para o indivíduo como um todo.


 Apesar do foco da nutrição comportamental ser um pouco diferente da nutrição tradicional, ambas visam a qualidade de vida e melhor estado nutricional e também mudança de comportamento em relação com a alimentação. E como consequência dessas mudanças temos a perda de peso, e o ganho para quem necessita controle de doenças crônicas não transmissíveis. Essa mudança de comportamento melhora a relação com a comida, e melhora também o entendimento de fome e saciedade, e como consequência, se alimentar de maneira mais consciente.


 Essa abordagem também acredita que todos os alimentos podem ter espaço em uma alimentação saudável, respeitando a frequência e a quantidade com que eles vão estar inseridos na rotina alimentar. Orientando o paciente para ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, sem excluir todos os alimentos que já fazem parte do seu hábito alimentar, havendo um equilíbrio entre os alimentos consumidos. Nenhum alimento é vilão em uma alimentação equilibrada e consciente.


Nutricionista Renata Silva

CRN-10 8166P

24 visualizações1 comentário

Encontrei um ótimo blog sobre alimentação saudável. Confira DicasDoBemNutri.com!

Twitter_Social_Icon_Circle_Color.png

©2018 DICASDOBEMNUTRI.COM

contato@dicasdobemnutri.com

Centro, Florianópolis, SC, Brasil