Maltodextrina

 O plano alimentar dos praticantes de atividades físicas, necessita de uma quantidade de energia suficiente, visando evitar a perda da massa magra e garantir a manutenção corporal adequada. Os mesmos, precisam de um maior aporte quando comparado às pessoas que não praticam exercícios físicos. Caso a quantidade energética ingerida for menor que a gasta, o indivíduo poderá sofrer alterações corporais, podendo apresentar queda do sistema imune e até alterações metabólicas e hormonais.

 Relacionado à necessidade de um aporte maior de nutrientes e energia pelos praticantes de atividade física é comum que realizem a ingestão de suplementos dietéticos, seja este realizado antes, durante ou após a atividade física. Estes são classificados como ergogênicos, ou seja, a classe de técnicas mecânicas, de treino, farmacológicas, nutricionais ou psicológicas utilizadas para auxiliar atletas a aumentar a performance e/ou adaptações ao treinamento.

 Nesse contexto, a principal fonte energética é os carboidratos (CHO) que são localizados na corrente sanguínea ou armazenados nos músculos e no fígado. Com base na rotina de treinos, é comum a necessidade de suplementação de CHO, seja na forma de bebidas, géis, barras ou balas energéticas. Dentro de uma alimentação balanceada e com consumo adequado de fibras, a maltodextrina é uma ótima opção como fonte de carboidrato e energia rápida. A maltodextrina favorece a absorção de aminoácidos importantes no processo de síntese muscular e impede a perda de massa. Uma das principais funções está na redução da fadiga, disponibilizando a energia para executar o treino.

 Esse suplemento, pode também ser aplicado também durante a prática de atividades físicas como mencionado anteriormente, isso faz com que o tempo de execução do exercício seja maior, beneficiando desta forma os treinos de endurance. Por ser um CHO que aumenta rapidamente a glicemia (alto índice glicêmico), não é indicado em caso de pessoas com diabetes ou resistência à insulina. Reforçando que seu consumo não é uma regra, o carboidrato deve ser utilizado quando sentir necessidade de reposição rápida de glicose. É importante também verificar se não possui sensibilidade a esse carboidrato.

Por fim, a maltodextrina é recomendada para esportes de longa e curta duração, sendo ideal para energia rápida e reabastecimento de glicogênio, podendo então ser consumida antes ou depois do treinamento ou durante, para rápida energia. Ao incluir esse suplemento na dieta, sempre consulte um profissional nutricionista para entender melhor as suas necessidades.

Drielly Boddy

Nutricionista

CRN-10 8248P

11 visualizações

Encontrei um ótimo blog sobre alimentação saudável. Confira DicasDoBemNutri.com!

Twitter_Social_Icon_Circle_Color.png

©2018 DICASDOBEMNUTRI.COM

contato@dicasdobemnutri.com

Centro, Florianópolis, SC, Brasil