Herbalife® associado a caso de Insuficiência Hepática Aguda

Suplementos alimentares ou dietas prontas que visam o emagrecimento vem sendo cada vez mais utilizada pela população, já que não necessitam de prescrição médica, monitorização ou aconselhamento de algum profissional da área da saúde. Sua eficácia por outro lado não está bem evidenciada pela literatura.


A Herbalife® é uma empresa global que desenvolve produtos para perda de peso, nutrição esportiva e cuidados pessoais e o primeiro relato de caso feito com o uso dessa fórmula e o surgimento de lesões hepáticas foi feito por Israel seguidos dos países Espanha, Suíça, Islândia, Argentina e Estados Unidos. Recentemente a Índia se tornou o maior mercado em crescimento de produção da Herbalife® e o caso relatado foi do uso dessa forma de nutrição com o diagnóstico de Insuficiência hepática aguda que, infelizmente, evoluiu para óbito.


Uma jovem de 24 anos de idade que residia na região da Ásia e consumia três tipos de produtos ao mesmo tempo (que pra quem nunca foi em uma consultoria dessas, eles nunca te oferecem apenas uma única embalagem, mas querem que o consumidor compre praticamente todos os produtos) e possuía diagnóstico prévio de hipotireoidismo e obesidade, foi internada devido aos sintomas de perda de apetite (por 1 semana), icterícia (pele amarelada) e prurido, ao serem realizadas as investigações ela foi diagnosticada com necrose, hepatite de interfase, colangiolite, esteatose e colestase. Foi encaminhada a lista de transplantes, mas infelizmente veio a óbito.


Ao serem realizadas as investigações nos produtos foi descoberto que a empresa produtora da região funcionava sem licença (e acredite isso também ocorre no Brasil, devido a fiscalização precoce) e ela foi fechada por inadequação. Ao investigar esses mesmos produtos na internet eles encontraram a presença de metais pesados, componentes tóxicos e traços de drogas psicotrópicas (substancia química que age no sistema nervoso central com o intuito de alterar o humor, a percepção, o comportamento e a consciência) em 75% das amostras e bactérias altamente patogênicas em 65% das amostras.


Poderia colocar aqui qual foram os produtos consumidos pela jovem e inclusive vocês podem consultar essa informação no artigo referenciado abaixo, mas o objetivo principal desse conteúdo é mostrar que quando o caminho escolhido vem fácil, você pode e estará colocando a sua vida e saúde em risco, já que hoje em dia existem milhões de marcas no mercado prometendo o impossível. A longo prazo o que sempre vai funcionar é aquela receitinha antiga: mudar hábitos alimentares e ter uma vida mais ativa. Cola com a nossa equipe que te ajudamos nesse caminho de escolhas mais sabias com conteúdo e informação fresquinha, o caminho não vai ser fácil ou rápido, porém lhe renderá diversos frutos.


Leonardo Prim CRN10/7731

________________________________________________________________________

Referência: Philips CA, Augustine P, Rajesh S, John SK, Valiathan GC, Mathew J, Phalke

S, Antony K, Slimming to the death: Herbalife® associated fatal acute liver failure – heavy metals, toxic compounds, bacterial contaminants and psychotropic agents in products sold in India, Journal of Clinical and Experimental Hepatology (2018), doi: 10.1016/j.jceh.2018.08.002.

28 visualizações1 comentário

Encontrei um ótimo blog sobre alimentação saudável. Confira DicasDoBemNutri.com!

Twitter_Social_Icon_Circle_Color.png

©2018 DICASDOBEMNUTRI.COM

contato@dicasdobemnutri.com

Centro, Florianópolis, SC, Brasil