COVID-19

Informação nunca é demais, não é mesmo? Embora seja necessário repeti-la mais de uma vez. A equipe do Dicas ciente de tudo o que está acontecendo vai utilizar os meios para reforçar o cuidado que devemos ter nessa situação. Já que está sendo observado na mídia que as pessoas não estão levando a sério o cenário atual.


O primeiro ponto que gostaria de destacar é o significado da palavra pandemia que significa enfermidade epidêmica amplamente disseminada, ou seja o vírus conseguiu sair do país de origem e está afetando o mundo inteiro. O segundo ponto que gostaria de destacar é sobre indivíduos que aproveitam momentos como esse para disseminar informações falsas, procure investigar em fontes fidedignas como o site da OMS e o perfil de instagram da Secretária de Saúde de SC (@saude.sc) que apresenta dados com o número de casos e informações atualizadas.


Ainda nessa linha, percebi que algumas pessoas estavam circulando noticias sobre alimentos que podem combater essa doença. Então vamos lá. Por se tratar de algo recente não existem estudos e nem dados sobre alimentos que possuem efeitos positivos no combate ao COVID-19. Em nota publicada pelos órgãos que regem a profissão do nutricionista como o CFN e CRN, o guia alimentar é o único documento que deve ser utilizado e reforçada quando o assunto é alimentação saudável e equilibrada que irá auxiliar em uma boa imunidade. Cliquem no link e leiam esse documento foi desenvolvido para ser lido por todos!!!


E se ainda tem alguém achando que o que está acontecendo é um tipo de brincadeira, por favor, pare e pense. Vocês já presenciaram uma doença fechar escolas, academias, shoppings e permitir apenas que serviços essenciais possam funcionar? Se já assistiram algum filme sobre epidemias sabem do que estou falando.


E mesmo que você não faça parte do grupo de risco que incluem: idosos >60 anos de idade, diagnóstico de doenças de base (como hipertensão, diabetes e câncer ou em remissão), pensem nessas pessoas. O significado de comunidade nunca foi tão importante como em um momento como esse. vejo pessoas desesperadas comprando sacos e sacos de papel higiênico como se não houvesse o amanhã. Gente e aquelas pessoas que não possuem o mesmo poder aquisitivo que o seu? Você está pensando nela? E o que você está pensando em fazer com toda essa quantidade de alimento, ou produtos de higiene pessoal quando essa crise passar, porque acredite ela vai... Gerar desperdícios?


E sobre o álcool em gel o que comerciantes estão fazendo ao subir o preço do produto em um momento de tamanha necessidade? É realmente isso que queremos fazer? E você que foi lá e comprou todo o estoque antes que acabasse, pensou no vizinho que também precisa e se ele adoecer mesmo com todo esse cuidado você pode adoecer também? Para refletir.


Aproveite esse momento pra refletir, você está gostando da pessoa que se tornou? Da forma que você vêm cuidando da sua alimentação, corpo e mente? A forma que vêm tratando as pessoas a sua volta? As escolhas que andas fazendo pra sua vida? É um momento importante para refletir sobre essas questões e talvez quem sabe modifica-las. E independente da sua fé, ore por todos, porque essa situação não é sobre o individual, mas sobre o coletivo.


Acate a todas as decisões das vigilâncias sanitárias acerca da higiene pessoal. Lave as mãos com frequência e evite aglomerações. Nesse momento fique em casa, só saia se extremamente necessário. Aos sintomas de doença não vá direto em UBS ou hospitais, ligue para aquele número criado para cada cidade e finalmente, cuide-se. Já lidamos com tantos outros problemas antes e com certeza iremos passar por mais esse problema.


Leonardo Prim CRN10/7731.

24 visualizações

Encontrei um ótimo blog sobre alimentação saudável. Confira DicasDoBemNutri.com!

Twitter_Social_Icon_Circle_Color.png

©2018 DICASDOBEMNUTRI.COM

contato@dicasdobemnutri.com

Centro, Florianópolis, SC, Brasil