Como evoluir a textura dos alimentos na introdução alimentar?



É muito importante evoluir as texturas dos alimentos para que a criança não apresente dificuldade em aceitar alimentos mais sólidos no futuro além de evitar engasgos e ânsia de vômito. Evite alimentos líquidos como sopas, sucos e caldos. Por conter muita água fornecem menor energia e nutrientes do que a criança precisa.


*No início a criança deve receber a comida amassada grosseiramente com o garfo. Nunca liquidificada e peneirada. A consistência da papa deve ser a que não escorre da colher.


*Em seguida, por volta dos 8 meses deve evoluir para alimentos picados em pedaços pequenos ou desfiados. Também pode ser oferecido alimentos macios em pedaços grandes, para que pegue com a mão e leve à boca.


*Por volta dos 12 meses a criança já pode receber os alimentos em seu formato original, como a comida do adulto, cortando em pedaços grandes quando necessário. ...


Na foto você consegue ver uma imagem retirada do Guia alimentar para crianças menores de dois anos do Ministério da saúde que ilustra bem esta evolução.


Aretusa Dias

@aretusadias

12 visualizações

Encontrei um ótimo blog sobre alimentação saudável. Confira DicasDoBemNutri.com!

Twitter_Social_Icon_Circle_Color.png

©2018 DICASDOBEMNUTRI.COM

contato@dicasdobemnutri.com

Centro, Florianópolis, SC, Brasil