Comecei a fazer exercício físico, devo usar suplemento?

Atualizado: Mai 15

 O consumo de suplementos alimentares em praticante de atividade física vem aumentando consideravelmente, principalmente entre o público mais jovem que desejam resultados imediatos e acreditam que os suplementos são a solução para seu melhor desempenho, aumento de força muscular, conquistando mais rápido o perfil de beleza imposto pela sociedade.


 São considerados suplementos alimentares, produtos constituídos de vitaminas, minerais, extratos, aminoácidos, metabólicos ou combinações desses ingredientes. Cerca de 8 a 70% dos praticantes de exercícios em academias fazem uso desses suplementos alimentares. Essa alta prevalência do uso de recursos ergogênicos está associada por um elevado percentual de indicação do uso através de professores de academias.


 A prática de uma dieta equilibrada deve conter quantidades suficiêntes de proteínas, vitaminas, gorduras e carboidratos para a conquistas dos resultados almejados, principalmente para indivíduos que visam o aumento da hipertrofia muscular com o treinamento resistido. Entretanto, devido ao ritmo de vida movimentado e excesso de treinamento, falta de horários adequados para realizar refeições, entre outros motivos, muitas pessoas não conseguem consumir uma alimentação equilibrada, resultando no uso dos suplementos alimentares.


 Os suplementos nutricionais estão cada vez mais acessíveis de serem adquiridos, nas farmácias, academias e na internet. Muitos deles são classificados como seguros e considerados métodos naturais para uma melhor performance na realização dos exercícios.

   

A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME), a partir dos índices de elevação do abuso de suplementos alimentares e drogas no ambiente de prática de exercícios físicos, principalmente em academias, divulgou uma diretriz para orientar a ação dos profissionais e alertar os praticantes de atividades físicas do consumo inadequado que podem levar aos riscos de saúde.


 A indicação na maioria das vezes vem sempre dos professores de academia, colegas, amigos e uma parte pequena vêm dos médicos e/ou nutricionistas, que são os únicos profissionais habilitados e qualificados para a prescrição correta, com relação ao tipo e intensidade de exercícios e metas que se deseja conquistar.


 A orientação dietética individualizada é defendida por nutricionistas a fim de se obter refeições adequadas e equilibradas, juntamente com a prática da atividade física também orientada e regular, desta forma, tais ações podem levar a resultados satisfatórios sob vários aspectos, assim como a melhora do sistema imunológico. A nutrição é a base para um melhor desempenho físico, prevenção da fadiga muscular e ainda a redução de lesões, uma vez que faz gerar o combustível para o trabalho biológico e as substâncias químicas para extrair e utilizar a energia potencial dos alimentos.


 Diante das informações, o uso de suplementos alimentares por praticantes de musculação e considerando os benefícios que uma dieta individualizada e orientações nutricionais podem proporcionar quando associada a prática de exercícios. Então se você está pensando em fazer uso de suplementos alimentares é muito importante procurar auxilio de um profissional habilitado que vai ajudar a chegar nos seus objetivos mais rápidos e de uma forma mais segura, cuidado nunca é demais quando se trata de sáude.

Drielly Boddy

CRN-10 8248P

10 visualizações

Encontrei um ótimo blog sobre alimentação saudável. Confira DicasDoBemNutri.com!

Twitter_Social_Icon_Circle_Color.png

©2018 DICASDOBEMNUTRI.COM

contato@dicasdobemnutri.com

Centro, Florianópolis, SC, Brasil