Ansiedade: efeitos no organismo e o que podemos fazer para evita-la

 Ansiedade é não estar no momento presente, é estar preocupado no que vai acontecer no futuro ou no que aconteceu no passado, ou seja, você não está inteiramente entregue no que está fazendo agora. Sei o quanto é difícil não nos sentirmos ansiosos no momento que estamos vivendo, mas podemos diminuir essa preocupação, tem coisas que não cabem a nós. E quantas vezes nos preocupamos com coisas que só estão na nossa mente, que nunca nem irão acontecer. Não é mesmo!?

 Quando você fica ansioso, seu corpo reage como se estivesse diante de uma ameaça física e precisa fugir ou combater uma força adversária. Numa emergência, provavelmente você consegue sentir a adrenalina no seu corpo. O ritmo cardíaco aumenta, juntamente com a pressão arterial.  Você respira mais depressa, a boca fica seca, seus músculos ficam tensos, a digestão desacelera, são liberados hormônios do estresse, como o cortisol, que causa inflamação, a glicemia sobe, enquanto a resposta imune fica mais lenta. O corpo se prepara para enfrentar o estresse emocional como se você estivesse diante de uma ameaça física.

  Numa crise emocional permanente, sua reação de luta ou fuga pode ficar ativa durante boa parte dos dias, com o tempo, porém, o corpo talvez aprenda a reagir ao mundo como um tipo de ameaça e mantenha vivo o estresse por um período mais longo do que seria útil. Escute seu corpo, preste atenção na sua respiração, essa é a chave de ouro para uma vida mais tranquila! Tenha consciência do seu corpo, ele nos dá sinais o tempo todo A respiração é o nosso bem mais precioso, sem ela não podemos viver.


Tenha atenção plena!


 Pratique respiração consciente, apenas respire, você pode fazer isso em qualquer lugar, respire fundo algumas vezes, sinta seu abdômen encher de ar, foque apenas nisso, aos poucos você vai sentir o estresse e a ansiedade irem embora, quando você se concentra na respiração, você cria uma pausa na reação do estresse.


 Há muitas maneiras de alcançar a atenção plena e, dependendo de suas preferências, a meditação sentada, a meditação em movimento ou a escrita em um diário, ou a combinação das três, podem ser igualmente benéficas. Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do físico.

Nutricionista: Drielly Boddy

CRN-10 8248P

17 visualizações

Encontrei um ótimo blog sobre alimentação saudável. Confira DicasDoBemNutri.com!

Twitter_Social_Icon_Circle_Color.png

©2018 DICASDOBEMNUTRI.COM

contato@dicasdobemnutri.com

Centro, Florianópolis, SC, Brasil