ANSIEDADE E NUTRIÇÃO

Todos os indivíduos tem um grau de ansiedade pois faz parte da vida, pois é ela que nos ajuda a resolver questões que nos preocupa ou fugir de situações arriscadas por exemplo. Mas o problema é quando o grau de ansiedade é excessivo que se torna um problema de saúde. Todas as situações começam a parecer mais perigosas, difíceis e muito mais preocupantes, ao ponto de começar a evitar algumas situações e ambientes.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o sentimento de ansiedade é a antecipação de alguma ameaça futura. Ela está muito associada ao o medo e gera sensações de tensão.


Em alguns casos, os estamos emocionais acontecem com maior frequência e persistem por bastante tempo, deixando de ser um comportamento natural adaptativo do organismo, para se tornar um problema de saúde envolvendo sintomas como, tremores, aceleração dos batimentos cardíacos, alterações de sono, tensão muscular, dores de cabeça, sensação de falta de ar, tontura, náuseas e sensação de engasgo.


Alguns sinais de alerta que devemos prestar atenção como, se preocupar excessivamente com tudo, ver perigo em todas as situações e mudanças de humor.


A nutrição tem um papel importante no tratamento do transtorno de ansiedade pois alguns alimentos possuem nutrientes que, podem contribuir para amenizar alguns sintomas. Manter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental.


Um dos neurotransmissores envolvidos na ansiedade é a serotonina, ela é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de saciedade. E é aí que entra a boa nutrição. Alguns alimentos podem ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da ansiedade. Entre eles estão o ômega-3, magnésio, fibras, zinco, ferro, além das vitaminas C, B1, B9 e B12. Por isso, recomenda-se uma dieta rica em folhas verdes, oleaginosas e peixe.


Lembrando que o tratamento da ansiedade é multidisciplinar, pois o conjunto das estratégias vão ajudar na recuperação e na qualidade de vida do paciente.


Nutricionista Renata Silva

CNR10 8166P

12 visualizações

Encontrei um ótimo blog sobre alimentação saudável. Confira DicasDoBemNutri.com!

Twitter_Social_Icon_Circle_Color.png

©2018 DICASDOBEMNUTRI.COM

contato@dicasdobemnutri.com

Centro, Florianópolis, SC, Brasil